• Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Pinterest Clean

© 2023 by INDOOR. Proudly created with Wix.com

 

 


 UM POUCO DE MIM...

 

    Nasci em São Paulo- Capital,  bairro do Imirim,no ano de 1962, meus pais se mudaram para Araguari MG no Triângulo Mineiro em 1966. Segundo alguns parentes, meus pais notaram que eu tinha talento pra desenho aos 3 ou 4 anos de idade, e quando chegava visita em casa, eles me colocavam para desenhar  bules e vasos numa pequena lousa (quadro negro) para mostrar meu dom.

   A arte sempre esteve presente em minha vida, meus pais tocavam violão, minha mãe fazia artesanato com folhas do cerrado e muitas vezes vi meu pai fazer pequenas esculturas com um canivete nas horas vagas, ele era técnico em eletrônica. 

   Comecei a usar meu talento como meio de sobrevivência na cidade de Cuiabá MT,  somente aos 30 anos, todos temos talentos guardados, que muitas vezes só afloram nas dificuldades, pois não acreditamos em nós mesmos, até que sua única alternativa e crer e arriscar. A arte não foi feita para agradar a si mesmo e sim ao outro, por isso que sempre achamos que poderíamos ter feito melhor. Pensando nisso arrisquei mostrar minhas obras, mas confesso que  gostaria de consertar muitas delas com a experiência  que tenho  hoje. 

   Em busca de novas oportunidades, comecei  a pintar panos de prato em 1991, até que uma senhora mandou emoldurar um deles, só dai despertou a ideia de pintar telas, meu cunhado que me incentivou a pintar, eu nunca havia feito um curso de pintura, na adolescência cheguei a fazer algumas aulas de artesanato patrocinadas por minha madrinha que insistiu dizendo que eu tinha talento, mas como gosto m de inventar coisas novas, decidi parar.

   A oportunidade bateu na minha porta e eu a deixei entrar, me envolvi, me dediquei e não pensava no amanhã, fui plantando e continuo aguardando a colheita.. Viver de arte é uma arte!! 

   São 30 anos dedicados a arte, pintei demais que perdi as contas.

   Participei de  diversas exposições individuais, coletivas, nacionais e internacionais, comecei a dar aulas dividindo conhecimentos  e até hoje meu ateliê é bastante frequentado por alunos.

   

MOMENTOS MARCANTES:

   A cantora Elba Ramalho me comprou 4 obras.     

   Pintei ao vivo ao lado de Maurício Mattar no programa Revista da Manhã na TV Gazeta Cuiabá MT.

   Uma de minhas obras foi reproduzida  em uma parede de 5x25mts de altura dentro do Hotel Taiamã em Cuiabá MT.

   O Banco HSBC fez um calendário com  fotos de 12  das minhas obras em 2004. 

    Tive um programa de TV  qua se chamava: "Aprendendo Arte com Fátima Corrêa" dentro do  programa Revista da Manhã TV Gazeta ,hoje TV Record.

    Me tornei membro da Confederação Brasileira de Letras e Arte CONBLA , recebi títulos de Delegada Cultural e Embaixadora da Paz.

    Recebi homenagem da  ALAA Academia de Letras e Arte de Araguari em seguida um convite para ocupar a cadeira de numero 12 na mesma. 

     Me sinto privilegiada com tantas honras! 

 

   PROJETOS:

Meu tema preferido é a Natureza  e  me preocupo com as questões ambientais, aos poucos estou deixando de usar telas convencionais porque sua estrutura e  molduras são feitas com madeiras  de árvore em extinção. A cinco anos começamos a desenvolver a Placpel placas de papel reciclado para trabalhos de arte, desde então venho compartilhando essa ideia. (www.placpel.wordpress.com)

          Tenho trabalhado mais com encomendas de pinturas de várias partes do Brasil e exterior.

 

         Meu novo projeto é a pintura em bolo, um hobby que começou em 2013 ao pintar bolos para  festinhas dos alunos, gostei tanto da ideia que comecei a testar todas as possibilidades, desenvolvi meu próprio método onde preparo as tintas  para aumentar a durabilidade da cor, evitando que  descorem antes de entregar o bolo ao cliente.

         Me envolvi tanto que hoje em dia viajo para diversos lugares ministrando esse curso. 

         Agradeço a Yahua por me permitir viver de arte, trabalho em casa, não ha nada mais precioso do que estar perto da família.                                                                                                                                                      

                                                                                                                                                             Fátima Corrêa