UM POUCO DE MIM...

 

    Nasci em São Paulo Capital, no bairro do Imirim, zona norte em 12 de março de 1962 . Segundo alguns parentes, meus pais notaram meu talento pra desenho entre meus 3 a 4 anos de idade, disseram que meu pai colocou um bule  na minha frente  e pediu para eu reproduzir o desenho com giz numa pequena lousa (quadro negro), dizem que  era uma atração para as visitas. Nessa mesma época, meus pais decidiram se mudar para Araguari- Mina Gerais, e lá passei minha infância e adolescência.

   A arte sempre esteve presente em minha vida, meus pais tocavam violão, minha mãe fazia artesanato com folhas do cerrado e muitas vezes vi meu pai fazer pequenas esculturas com um canivete nas horas vagas, ele era técnico em eletrônica e seu nome era Jurandir Corrêa. Minha irmã Rosa fazia aulas de violão, também fazia aulas de desenho com a professora Leda e professor Silfarney, isso foi na década de 70 e eu ficava só de longe observando as explicações. No ginásio tive o privilégio de ter aulas de desenho e geometria com o professor Mordente e de educação artística com a professora Gervásia. 

    Casei, tive filhos, mudamos para Cuiabá/ MT no ano de  1991, precisava ajudar no orçamento de casa, e encontrar um meio de trabalhar perto dos meus filhos, então comecei a fazer sandálias de couro pintadas a mão, pão de batata, pão de queijo  e vendia para a vizinhança, pintei alguns panos de prato para cobrir os pães até que um dia uma senhora quis comprar também os meus panos de prato, ela comprou e mandou emoldurar, fiquei encantada, daí surgiu a ideia de pintar telas e dar aula de pintura em tecido, e desde então, comecei a usar meu talento com a pintura como meio de sobrevivência. A oportunidade bateu em minha eu deixei entrar, me envolvi e me dediquei. Minha irmã Rosa e meu cunhado Luiz Carlos me incentivaram a pintar telas comprando tintas e pincéis para mim, minha irmã me deu umas dicas e abriu as portas da casa dela para eu dar aulas de pintura em tecido e eu fui em frente. Todos nós temos algum talento guardado e que muitas vezes só afloram nas dificuldades e por não acreditarmos em nós mesmos nunca arriscamos, mas quando a coisa aperta, a única alternativa é crer e arriscar.

  Aprendi que a arte não foi feita para agradar a si mesmo e sim ao outro, sempre encontraremos alguém que irá gostar e comprar nosso trabalho, por isso, não devemos temer. Por mais que a gente se esforce, fica sempre a sensação de que poderíamos ter feito melhor, e isso nos leva a buscar o aperfeiçoamento, porém perfeito, só o nosso Deus! Então tomei coragem  e comecei a pintar e mostrar minhas obras, confesso que  gostaria de consertar muitas delas com a experiência que tenho hoje. 

   Abri meu ateliê no CPA II em Cuiabá e logo as vagas foram preenchidas, trabalhei por 12 anos ensinando pintura em tela e pintando obras para decorar casas, hotéis, restaurantes, etc.  

   Participei de  diversas exposições individuais, coletivas, nacionais e internacionais.

   Em 2006 voltamos para Araguari e lá abri novamente um ateliê em minha casa, não demorou muito  para que os alunos começassem a chegar e lá trabalhei por mais 10 anos ministrando aulas. 

   Em 2015 nos mudamos para Uberlândia, onde estamos até hoje dando apoio para meu filho caçula até que ele termine a faculdade e se for da vontade de Deus, penso em retornar para Araguari.

   No momento as aulas "presenciais" de pintura em tela e pinturas em bolos estão suspensas devido a pandemia, mas continuo dado aulas online, pintando telas sob encomenda, atendendo clientes do Brasil e exterior.

Para ver minhas pinturas visite minhas páginas no instagram: @galeriafatimacorrea  e @fatimacorreat

   

MOMENTOS MARCANTES EM CUIABÁ/MT

   A cantora Elba Ramalho adquiriu 4 obras de minhas obras em 2014.     

   Pintei ao vivo ao lado de Maurício Mattar no programa Revista da Manhã na TV Gazeta Cuiabá MT.

   Uma de minhas obras foi reproduzida  em uma parede de 5m x 25m de altura dentro do Hotel Taiamã em Cuiabá MT.

   Pintei mais de 350 telas para decorar os hotéis Taiamã, Amazon e Indaiá Parque Hotel da rede Antônios de hotéis

   O Banco HSBC fez um calendário com  fotos de 12  das minhas obras em 2004. 

   Em 2004 fiz uma exposição no Sesc Arsenal onde vendi todas as obras.

   Ministrei aulas na TV  : "Aprendendo Arte com Fátima Corrêa" dentro do  programa Revista da Manhã TV Gazeta,hoje TV Record.

MOMENTOS MARCANTES EM ARAGUARI/MG

   Ministrei aulas de pintura num programa de TV local "Canal15"

    Me tornei membro da Confederação Brasileira de Letras e Arte CONBLA , recebi títulos de Delegada Cultural e     Embaixadora da Paz em São Paulo 

    Me tornei membro da ALAA- Academia de Letras e Arte de Araguari ocupando a cadeira de número 12. 

   Me sinto privilegiada com tantas honras! 

 

 COMO ENTREI PARA A CONFEITARIA: 

    A pintura em bolo é um hobby que começou em 2013 ao pintar bolos para  festinhas dos alunos, gostei tanto da ideia que comecei a testar todas as possibilidades, desenvolvi meu próprio método onde preparo as tintas  para aumentar a durabilidade da cor, evitando que  as cores debotem. Neste curso eu ensino sobre desenho, sombra e luz, como usar o pincel, como dar mais realidade a pintura. Viajei de 2015 a 2019 ministrando cursos pelo Brasil, no momento fui obrigada a parar devido a pandemia do corona vírus. Desde então comecei a ministrar cursos online 

    

    "Agradeço a Deus por me permitir viver de arte, trabalho em casa, não há nada mais precioso do que estar no conforto de casa e perto da família."                                                                                                                                                 

     Fátima Corrêa

Screenshot_20210302-143853_Gallery_edite

 

CURRICULUM

 

Fátima Corrêa

1993 _ 1ªExposição Individual Banco do Brasil Agência CPA II (Cuiabá MT)

1994 _ 1ª CPA’rte ( idealização,projeto e realização) uma semana de exposição coletiva de todos os segmentos artísticos (dança, teatro, pintura, poesia, artesanato, etc.)com os artistas da Morada da Serra no Shopping das Fábricas e oficinas nas escolas municipais com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá MT

1995 _ Exposição e pintura ao vivo na Feira Internacional o Pantanal (Cuiabá MT)

1995 _ 2ª CPA’rte no Shopping das Fábricas(Projeto e realização) (Cuiabá MT)

1996 _ Troféu Gazeta de Comunicação desenvolvi o designer do troféu (Cuiabá MT)

1996 _ Exposição Coletiva Caixa Econômica Federal (Cuiabá MT)

1996 _ 2º lugar no Salão de Arte Sacra N”Artes Galeria (Cuiabá MT)

1997 _ Exposição individual “Pintando com a Alma” Caixa Econômica Federal de (Cuiabá MT)

1997/1998 _Aulas na TV “Aprendendo Arte com Fátima Corrêa” Ministrei aulas de Pintura e Artesanato TV Gazeta, atual Record, as terças e quintas no Programa Revista da Manhã (Cuiabá MT)

1999 _ Exposição Coletiva em Londres no Canning Hause Gallery

Realização: College Arte de Uberlândia MG

1999 _ Menção Honrosa Exposição Coletiva  Sociedade Brasileira de Belas Artes (Rio de Janeiro RJ )

1999 _ Exposições Coletiva no Palais de Glace em Buenos Aires Argentina Organizado pelas Tintas Maimeri e Casa do Restaurador de São Paulo SP

2000 _ Pintores da Virada do Século Exposição Coletiva na N’Artes Galeria (Cuiabá MT)

2000 _ Catalogada no Anuário de Arte e Artista 2000 pág. 56

2001 – Exposição Coletiva no Memorial da América Latina em São Paulo

2001 – Exposição Coletiva “Diversidade” Shopping Goiabeiras (Cuiabá MT)

2002 _ Revista Consulte Arte & Decoração nº 28 pág.145

2002 _ Exposição individual “Composições” Dracma (Cuiabá MT)

2002 _ “Os Cajus” Obra classificada dentre 4.500 artistas do Brasil e Argentina para concorrer ao III Premio Maimeri Brasil e 1º Prêmio Maimeri Latino Americano (São Paulo SP)  confira na pagina http://www.premiomaimeri.com.br/introducao_01.htm)

2003 _ Exposição no Restaurante Serra Shopping 3 Américas, ( Aeroporto Várzea Grande MT – Shopping 3 Américas e Shopping Pantanal) (Cuiabá MT) 

2004 _ Exposição individual “Composições II” Sesc Arsenal (Cuiabá MT)

2004 – Exposição individual “Expressão da Cor” Banco HSBC Cuiabá MT(foram feitos 6.000 calendários de mesa com fotos de 12 obras minhas)

2005 – Exposição Permanente na recepção, apartamentos e demais dependências do Hotel Taiamã e Amazon Plaza Hotel (Cuiabá MT)(a Cantora Elba Ramalho esteve hospedada lá e comprou 4 telas.

2005 – Exposição “Pantanal” e Oficinas de pintura no Shopping Pantanal (Cuiabá MT)

2005 _ Exposição Coletiva em Bruxelas na Bélgica – Organização: SEDTUR Secretaria de Desenvolvimento do Turismo – (Cuiabá MT)

2006 – Indaiá Park Hotel telas dos Aptos. (Campo Grande MT)

2007 _ Exposição e trabalho voluntário no Colégio Estadual Professor Antônio Marques de Araguari Ministrei oficinas gratuitas aos alunos da 6ª a 8ª série  (Araguari MG)

2008 – Exposição no Lançamento da Revista Opinião (Araguari MG)

2008 _ Exposição Coletiva na Restauri (Araguari MG)

2009 _ Fenicafé ( participação com algumas obras)(Araguari MG)

2009 _ Exposição Individual Espaço interno da Livraria Nobel (Araguari MG)

2009 – Exposição na 2ª Feira da Noiva de Araguari MG

2009 – Programa Aprendendo Arte com Fatima Corrêa – TV -Canal 15 – Indo ao ar duas vezes por semana no primeiro semestre de 2009 (Araguari MG)

2010 – Projeto Escadaria em Belo Horizonte MG

2010-  Projeto de Pintura em tela nos CRAS de Araguari MG  – Oficinas de pintura em tela para crianças, adolescentes e idosos  atendidas pelos programas da Secretaria de Ação Social

2011- Feira de Artesanato em São Lourenço MG

2012- Arte & Atitude – Exposição individual- Galeria de Artes Gazeta-Cuiabá MT

2013- Expressões da Natureza- Exposição coletiva de Fátima Corrêa e seus alunos Casa da Cultura de araguari

2014-Fenicafé- Exposição dentro de estande individual de telas com temas rurais e  de café ,peças ecológicas decoradas  pintadas a mão e envelhecidas com café 

2014 – Encontro das Cores – Exposição Coletiva com alunos do Studio&ArteFC. Local: Empórium Sapê-Araguari

2014 – Desenvolveu uma tinta de secagem rápida para pintura em bolos, e um método inédito de pintura em pasta americana, glacês, etc. batizado de “Método Fátima Corrêa” , desde então começou a ministrar cursos com essa nova técnica recebendo em sua casa confeiteiros renomados de várias partes do Brasil.

2015 – Recebeu o importante título  de Embaixadora da Paz e Delegada Cultural e  membro da CONBLA Confederação Brasileira de Letras e Arte. O evento aconteceu na Maison Baccarat em São Paulo em 11/04/2015,

2015 – Recebeu Homenagem e Diploma de Honra ao Mérito da ALAA Academia de Letras e Arte de Araguari em 27/05/2015

2015 – Mega Artesanal. Ganhou o Concurso “Convidado Top” para ocupar um estande no Espaço Bricolagem de Camila Camargo na Mega Artesanal em São Paulo,com projeto de decoração sustentável em em 30/06/2015.

2015- Ministrou “Oficina de Pintura Gratuitas ” no projeto “RECRIAR Semana de Arte Moderna” para 25 alunos da Escola Estadual Raul Soares de Araguari MG em 12/09/2015

2015 – Foi empossada como membro efetivo na ALAA – Academia de Letras e Arte de Araguari MG,  ocupando a cadeira de nº12 , em 16/09/2015.

2016 – Confeitaria , começou a ministrar um curso de capacitação em pintura em bolo pelo Brasil.

2017 – Participou como palestrante no Conisugar – Congresso internacional de Confeitaria Artística como Professora de Pintura em Bolo. 

2018_ Fipan 2018 - Participou como palestrante nos estandes da Master Martini e Mara Cakes

2019- Lançou sua plataforma de cursos online.

2019_Participou do  como palestrante no Conisugar – Congresso internacional de Confeitaria Artística como Professora de Pintura em Bolo. 

2020- Trabalhou ministrando aulas online de confeitaria e pintado telas sob encomendas 

2021- Continua ministrando aulas online  de confeitaria e pintando telas.

Viver de arte no Brasil é também uma arte!

Algumas fotos

10432113_1240294669332042_1121475286510320656_n.jpg

Recebendo o importante título  de Embaixadora da Paz e Delegada Cultural e  membro da CONBLA Confederação Brasileira de Letras e Arte. O evento aconteceu na Maison Baccarat em São Paulo SP em 11/04/2015.

12038334_1140821069279403_3926171232669876041_n.jpg

Dia que fui empossada como membro efetivo na ALAA – Academia de Letras e Arte de Araguari MG,  ocupando a cadeira de nº12 , em 16/09/2015.

12030535_1147704891924354_4353467022622420143_o.jpg

2014.  Entrevista para TV , onde o intuito era apenas mostrar minhas artes, marcou minha entrada para a confeitaria. 

14656244_1417806981580809_6270311444639060382_n.jpg
1ªTurma de Pintura em Bolo em Brasília
eventos eduk 3.jpg
eventos eduk.jpg
Dia de gravação na Eduk em 2019
eventos master 2.jpg
Encontro de Parceiros
Master Martini - Sorocaba
FIPAN 2019  Master Martini
eventos master.jpg
FIPAN 2019 Estande Master Martini
eventos mara.jpg
FIPAN 2019 Estande Mara Cakes
eventos wilton.jpg
eventos wilton 2.jpg
Estande da Wilton
Mega Artesanal 2019/São Paulo